1.
Conhecer a História do surgimento da navegação em geral no mundo e como se
desenvolveu sua evolução até o presente.
1.1 Histórico da Navegação
A
navegação surgiu a partir da necessidade de sobrevivência do homem na questão
relativa a pesca, e de transporte, onde o homem, de forma muito primitiva,
resolve elaborar seu instrumento de transporte. Mais tarde, o comércio viria a
lançar uma segunda proposta de transporte marítimo para seus fins específicos,
os produtos. No princípio, navegava-se em pequenas embarcações nos rios e
baías, procurando sempre as águas mansas, mais seguras e à vista de terra. Com
a ampliação das estruturas o homem passou a se aventurar em viagens cada vez
mais demoradas mas sempre à vista da costa.
Com o
aparecimento da vela os navios tomaram maior raio de ação e aquela era
utilizada como meio auxiliar de propulsão, visto que a propulsão principal era
feita através de remos.
Os
fenícios, com suas ambições comercias, foram os primeiros a se aventurar em
alto mar com seus pequenos navios. Eles lançavam-se em aventuras
arriscadas e assim obtiveram êxito na viagem de circunavegação à África, quando
estavam a serviço do Faraó Neco I. Seus navios eram estreitos e compridos,
movidos a pano e seguiam duas diferentes utilidades, ora de uso comercial, ora
de guerra ou até mesmo simultâneos.
Já no
decorrer dos séculos VIII e XI, os normandos e vikings tomam o posto de
grandes navegadores com seus drakens e descobrem a Islândia, a
Groenlândia entre outros lugares.
O
aumento do tamanho dos navios, a invenção de uma série de instrumentos de
auxílio náutico e o ensino levado a efeito na Escola de Sagres, fundada
pela então monarquia portuguesa tiveram papel importante nas Grandes Navegações
dos séculos XV e XVI. Foi aí que se deu a conquista de inúmeros lugares até
então desconhecidos como a América descoberta por Cristóvão Colombo em
1492, a abertura dos caminhos para as Índias, por Vasco da Gama, em 1498,
o descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 1500, e a primeira viagem
de circunavegação realizada por Fernão de Magalhães em 1504.
Aproximadamente
na metade do século XIX, dá-se um salto na substituição dos navios movidos a
pano pelos movidos a vapor pegando uma carona neste momento na tão comentada
Revolução Industrial.
Com os
navios modernos, de aço, de grande raio de ação, dotados de maior
conforto, instrumentos náuticos mais precisos e a introdução de métodos
eletrônicos de obtenção da posição no mar as viagens tornaram mais rápidas e
seguras.
Hoje
esta significativa evolução se faz clara na comercialização entre países, onde
o produto negociado passa de mão em mão de maneira altamente eficaz tanto
na questão prazo, quanto na precisão de entrega. Outra importante consideração,
é que no tocante ao transporte de passageiros intercontinental ou através de
rotas mais curtas, o que se vê é um mercado de Navios Transatlânticos altamente
lucrativo, inovador e cada vez mais preocupado com o bem estar das
pessoas que neles freqüentam.
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